Como aprovar um logotipo de formar rápida na primeira apresentação?
Um dos maiores problemas para agências e profissionais autônomos é o tempo para criar bons materiais e que sejam aprovados na primeira apresentação. Mas porque isto é um problema? Bom, serviços comumente são cotados por horas de trabalho dos profissionais envolvidos, quanto maior o tempo destinado a execução da tarefa, maior o valor a ser cobrado do cliente. Ou seja, se você não aprovar os materiais na primeira apresentação, você ou sua agência terão retrabalho aumentando os custos da produção para sua empresa ou para o seu cliente.
“Preste atenção aos detalhes que o seu cliente fornece nas reuniões e coloque todas as informações no briefing para o departamento de criação ter informações valiosas e material para trabalhar.”
Para continuar as dicas de como criar um logotipo de sucesso, vamos focar no case da logo 7Excellence criado pela agência de Marketing, e de Publicidade e Propaganda, Go Rockets.
Na construção do logo da 7Excellence, a ideia foi criar um logotipo que trouxesse um elemento impactante como marca, uma fonte moderna e elegante e uma palheta de cores que inspirasse high performance e com muita energia.
A tipografia foi criada com caixa alta para representar a FORÇA que a empresa 7EXECELLENCE exerce no universo que atua e para representar ALTA PERFORMANCE.
Para inspirar energia high performance, e ao mesmo tempo confiança aos seus clientes, na paleta de cores da marca utilizamos cores modernas e vibrantes.
O símbolo da 7EXCELLENCE foi criado pensando no universo que a empresa atua, onde a otimização do tempo como um sinônimo de alta performance, e a urgência de adquirir habilidades excepcionais, são representadas por uma ampulheta de forma discreta. Tomamos a liberdade poética de representar o símbolo com a letra X, porque na fonética da palavra execellence, em inglês, a letra “E” têm o som mudo e inicia com a letra “X”. Apelidamos este símbolo de 7X (seven x), é a soma dos elementos ampulheta + 7 + X.
“Não tenha medo de sugerir alterações ou mudanças para o seu cliente, afinal você é o especialista e ele espera isto de você.”
A soma do símbolo e a tipografia criou um logotipo poderoso que transmite a ideia da missão da empresa de potencializar pessoas com muita elegância e modernidade, no estilo high performance.
Na versão vertical do logotipo, o símbolo 7X fica harmoniosamente colocado sobre o nome EXCELLENCE.
Primeira versão do logotipo.
Na versão horizontal do logotipo, o símbolo forma a letra “X” do nome 7EXCELLENCE.
Mas não acaba por aí, trouxemos também uma segunda opção levantando a questão da fonética já citada anteriormente, onde se excluí a letra “E” da palavra excellence e sugere o nome 7XCELLENCE.
Ao final, ainda apresentamos uma terceira versão com a abreviação do nome para ser utilizado em materiais internos, e de endomarketing que podem ser utilizados em uniformes por exemplo.
Para aplicação do slogan do cliente, “POTENCIALIZAR PESSOAS É A NOSSA META”, sugerimos diminuir a quantidade de palavras alterando o slogan para “POTENCIALIZANDO PESSOAS”.
O conjunto do nome da empresa mais o slogan fica assim:
• 7EXCELLENCE POTENCIALIZANDO PESSOAS
Na aplicação do slogan mantêm a tipografia utilizada no LOGOTIPO com uma variação de menor peso, como na ilustração a seguir.
Sugerimos também uma English version, já que o nome da empresa é na língua inglesa.
Ao final de toda está apresentação e sugestões para o cliente, a única coisa que o cliente solicitou foi alterar a cor para o azul da antiga logo deles.
“Uma boa construção de logo deve preservar a ideia que ela ficará boa em qualquer cor escolhida.”
Última versão do logotipo.
Para concluir, um logotipo incrível deve ser acompanhado de uma apresentação incrível. Então, reserve um ou mais dias do cronograma para a preparação da apresentação. Esta última dica vai com certeza facilitar a aprovação do seu logotipo porque ele estará embasado com todo o conceito criativo que formou o conceito final da arte.
Ram Roger
Diretor de criação e fotografia da Go Rockets