O SEU ROTEIRO PARA A MATURIDADE DIGITAL

O SEU ROTEIRO PARA A MATURIDADE DIGITAL 

Todos os dias existem centenas de oportunidades para interagir com os clientes digitalmente.

Uma pesquisa sobre maturidade de marketing orientada por dados do Boston Consulting Group (BCG) descobriu que apenas 9% das empresas usam insights e tecnologia para criar experiências úteis e relevantes em vários momentos da jornada de compra. 

As empresas que lideram o marketing multimomento são mais capazes de responder às mudanças na dinâmica do mercado e têm 2x mais chances de aumentar sua participação de mercado em um período de 12 meses. Eles também continuaram a superar os concorrentes menos sofisticados em uma média de 29 ppts em economia de custos e 18 ppts em receita. 

Por que a maturidade digital é importante? 

1.1- Mudança do consumidor 

Três tendências estão impulsionando a necessidade de as empresas enriquecerem seu envolvimento digital com os consumidores. Cada tendência tem sua própria forma e impacto, mas, juntas, estão aumentando as apostas para marcas menos maduras digitalmente. 

Estas não são tendências passageiras; eles continuarão a ganhar velocidade daqui para frente. As empresas que não têm a capacidade digital de reagir rapidamente perderão terreno para aquelas que se prepararam para agir rapidamente. 

– 3 tendências em engajamento digital 

1ª TENDÊNCIA – Volatilidade da demanda -Um grande número de consumidores mudou-se online. Pesquisas mostram que, em setores que vão de serviços financeiros a todos os tipos de bens de consumo, mais pessoas estão fazendo mais descobertas, familiarização, validação e compras online. 

Abril e maio de 2020 tiveram mais crescimento de comércio eletrônico do que na década anterior, com vendas digitais saltando de 16% para 27% de todo o varejo nos EUA e de 18% para 30% no Reino Unido. 

Com efeito, uma mudança que teria acontecido em 10 anos, aconteceu em 8 semanas 3 

2ª TENDÊNCIA – Personalização – Mesmo antes de 2020, as expectativas dos consumidores em relação à personalização estavam aumentando para o engajamento digital e offline 

78% dos consumidores online são mais propensos a comprar com experiências personalizadas (por exemplo, oferta diferente). 

Além disso, mais e mais gerações digitalmente nativas começarão a se tornar clientes em potencial para marcas, acelerando a tendência. 

3ª TENDÊNCIA – Privacidade – As preocupações com a privacidade do consumidor também estão evoluindo, e novos regulamentos estão mudando as práticas de dados do setor, como a nova postura das grandes empresas de tecnologia sobre privacidade ou a depreciação de cookies de terceiros, alterando a forma como as marcas se relacionam com os clientes online. 

De acordo com a pesquisa e análise do BCG, 80% dos clientes são cautelosos ao compartilhar seus dados, mas ainda esperam personalização. 

Como você pode acelerar sua maturidade em marketing digital para antecipar as necessidades de seus clientes? 

2.1- Crie um ciclo virtuoso em torno dos dados 1P 

As principais marcas entendem os dados que desejam e por quê, e criam propostas atraentes em torno dos dados primários para obtê-los. A melhor prática de dados é sobre uma troca de valor bidirecional: aquela em que a empresa ganha a capacidade de oferecer uma melhor experiência ao cliente e um marketing mais eficaz, e o cliente obtém informações úteis, assistência e ofertas. 

2.2. – Invista na medição de ponta a ponta 

A capacidade de medir o impacto de diferentes tipos de interações, independentemente do canal, se tornará cada vez mais crucial em um mundo sem cookies. As marcas devem avançar para uma medição verdadeira de ponta a ponta – aproveitando modelos preditivos para preencher quaisquer lacunas. 

2.3. – Priorize a agilidade e uma cultura de teste e aprendizado 

Construir boas práticas de dados e aplicar uma abordagem de teste e aprendizado para medição são difíceis enquanto ainda operam em estruturas organizacionais tradicionais e isoladas. As organizações devem priorizar a colaboração ágil entre equipes para estarem equipadas para responder mais rapidamente às mudanças na dinâmica do mercado. 

2.4 – Abrace novas habilidades e parcerias 

As principais marcas respondem às lacunas de conhecimento capacitando seu próprio pessoal, ao mesmo tempo em que desenvolvem programas de retenção para atrair e reter talentos. As marcas devem primeiro preencher as lacunas de habilidades por meio de parcerias, antes de desenvolver uma análise mais aprofundada do melhor equilíbrio entre as capacidades internas e externas. 

Ferramenta de avaliação de maturidade digital 

Você pode fazer uma avaliação agora mesmo clicando no link: 

https://digitalmaturitybenchmark.withgoogle.com/en/advertisers/createsurvey/ 

Está avaliação analisa onde sua empresa está no caminho para o marketing e atribuição totalmente orientados por dados. Em seguida, gera um relatório personalizado, consultivo e interativo. Isso compara sua organização com outras em seu setor e faz recomendações estratégicas e táticas para ajudá-lo a subir de nível. 

3.1. – Como funciona? 

Avalia em que estágio sua organização está em escala de maturidade digital nas seguintes qualificações: 

Nascente: As campanhas de marketing usam principalmente dados externos e compras diretas, com links limitados para vendas. 

Emergente: Algum uso de dados próprios em compras automatizadas com otimização e testes de canal único. 

Conectado: Dados integrados e ativados em todos os canais com link demonstrado para ROI ou proxies de vendas. 

Multi-momento: Execução dinâmica em vários canais, otimizada para resultados de negócios e transações de clientes individuais. 

As 6 dimensões da eficiência e lucratividade do marketing digital 

Organização: Melhore a tomada de decisões e os resultados trabalhando de forma colaborativa entre equipes e com parceiros especializados. 

Análise e medição: Meça e valorize com precisão os pontos de contato do cliente, usando modelagem preditiva para ajudar a preencher quaisquer lacunas. 

Recursos e anúncios: Ofereça experiências intuitivas e atraentes em todos os pontos de contato digitais. 

Público: Organize dados para identificar, entender e influenciar os públicos mais valiosos em todo o funil de vendas. 

Acesso: Alcance com eficiência seus públicos-alvo identificados em todos os tipos e canais de inventário de anúncios, com os níveis certos de controle. 

Automação: Otimize as operações de marketing para impulsionar a lucratividade e o crescimento. 

Use os insights de seu relatório para identificar como levar sua organização para o próximo nível e trabalhe com outras pessoas em sua empresa e seus parceiros para conseguir isso.

Deixar uma resposta